Feita pra gente e por gente
Por Elena Wesley e Mariana Galdino
Na Feira do Manguinhos as cores vão muito além dos alimentos. Estão também nas diversas pessoas por trás das barracas. Ter a simpatia dos feirantes garante não só o cuidado no atendimento e na escolha das melhores frutas e verduras, como também ajuda naquela pechincha na hora da xepa.
Sérgio comanda a barra de frutas na Rua Santana do Livramento. Ele e Jairo, que vende bananas do outro lado da calçada, calculam que atuam no Manguinhos há mais de 20 anos. O carregamento é trazido do CADEG (o Mercado Municipal do Rio de Janeiro) e do Ceasa por volta das 4h, mas o expediente só acaba ao final da feira. A jornada é puxada, mas a descontração do forró pé de serra que ecoa do Boteco da Lauzinha deixa o trabalho mais leve. Entre um troco e outro alguns arriscam uma coreografia.
Uma ida completa à feira de Manguinhos só acontece ao marcar ponto no aclamado pastel com caldo de cana do Alex. Fritos na hora, têm massa crocante e recheio farto. Vale pedir o sabor pizza, que une a elasticidade do queijo muçarela derretido à suculência do presunto. O caldo de cana bem servido, repleto de “chorinhos”, completa o banquete.
Feira de manguinhos
Estrada de Manguinhos e Rua Santana do Livramento, s/n
Horário de funcionamento: Domingo, das 6h30 às 15h
Sorry, no records were found. Please adjust your search criteria and try again.
Sorry, unable to load the Maps API.