Um evento gastronômico que traz cor, vida e alimentação saudável para a favela
Por Mariana Galdino
A feira de Manguinhos é um evento que compreende uma das cenas mais bonitas que podemos enxergar numa favela nos dias ensolarados de domingo: aquela energia dos moradores transitando pelas ruas misturado com o som alto das vozes dos feirantes vendendo seu peixe, um mar de cores das verduras, legumes e brilhantes frutas frescas, junto de caixas e mais caixas, barracas e mais barracas que cortam as ruas de Manguinhos.
A feira surgiu ainda na década de 90, na favela do Jacarezinho. Apenas alguns anos depois migrou para Manguinhos. Carlos Roberto Costa, 38 anos, chaveiro e técnico em radiologia, cria de Manguinhos, é quem hoje organiza tudo. Além de sempre ter sido um consumidor assíduo das feiras, sua proximidade com a categoria surgiu devido ao trabalho com a escola de samba Unidos de Manguinhos, que tinha ligação com o movimento dos feirantes. Entre um chopp e outro no Boteco da Tia Lauzinha, ele sempre ajudava algum feirante mais velho com as caixas até a conquistar a atual função.
Além de garantir o acesso dos moradores da favela a frutas, verduras e outros alimentos frescos, o impacto da feira na comunidade é de extrema importância, pois gera emprego e renda a dezenas de famílias da região. Carlos conta que são 31 barracas cadastradas junto à organização e cerca de 40% dos feirantes são de Manguinhos.
Feira de manguinhos
Estrada de Manguinhos e Rua Santana do Livramento, s/n
Horário de funcionamento: Domingo, das 6h30 às 15h
Sorry, no records were found. Please adjust your search criteria and try again.
Sorry, unable to load the Maps API.